fbpx

Dentista Jundiaí

Quanto tempo leva o tratamento ortodôntico?

Uma das perguntas mais ouvidas no consultório é quanto tempo leva o tratamento odontológico. Por isso, é importante entender quais são suas etapas e porque elas são importantes para que o paciente possa se programar e não ter as expectativas frustradas.

Para conseguir um sorriso bonito e harmonioso, o uso do aparelho ortodôntico vai atuar na correção do posicionamento dos dentes, proporcionando condição estética e funcional. Um tratamento ortodôntico leva em média entre 12 a 24 meses, porém esse tempo pode variar e depende de diversos fatores, como a gravidade da má oclusão, a necessidade de extrações, a idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada. Além disso, a colaboração do paciente, a higienização adequada dos dentes e o cumprimento correto de todas as etapas do tratamento vão influenciar no tempo previsto!

Mas afinal, quais são as etapas do tratamento?

Para que o tratamento alcance os resultados esperados, são necessários os 6 passos a
seguir.

1. Diagnóstico

O dentista faz o primeiro exame clínico para identificar os problemas a serem resolvidos. Essa é uma etapa simples, mas que exige cautela e atenção, pois o profissional vai avaliar o sorriso do paciente e solicitar exames para comprovar se a saúde bucal do paciente está em dia.

Depois disso, o ortodontista traça um planejamento de caso e apresenta as opções de tratamento ao paciente, incluindo os tipos de aparelho.

 

2. Instalação do aparelho

Com orientação do ortodontista, o paciente escolhe o modelo ideal de aparelho, de acordo com a estrutura dos dentes e resistência da gengiva. Hoje, existem vários tipos de aparelhos ortodônticos além do fixo metálico convencional, como o autoligado e os alinhadores transparentes. A instalação vai variarde acordo com o modelo.

3. Alinhamento

Essa é uma das principais etapas do tratamento. É preciso que os dentes estejam alinhados e nivelados para que a movimentação seja eficaz e tenha o efeito necessário. Por isso, a primeira correção a ser feita é o alinhamento através de fios leves e finos que corrigem giros e posições anormais.

4. Correção

Com os dentes alinhados e nivelados, o ortodontista inicia as correções dos problemas encontrados. Nessa etapa são utilizados fios mais grossos do que os que foram usados anteriormente, combinados com elásticos. Essa é a parte mais delicada e demorada do tratamento. É durante a correção que serão reparados problemas, como fechamento de espaços, ajuste de desvios, fechamento de mordidas abertas e outras falhas.

 

5. Finalização

Com os dentes já chegando perto do objetivo esperado, é preciso um refinamento para alcançar o melhor resultado estético. Nessa etapa podem ser utilizados elásticos verticais e até mesmo dobras nos arcos para ajustes de posições individuais. É muito comum que, nessa fase, o paciente já esteja ansioso para retirar o aparelho,
mas é preciso seguir à risca todas as recomendações. Se as correções não forem feitas na etapa correta, pode ser difícil um ajuste futuro sem precisar instalar o aparelho novamente.

 

6. Contenção

Finalmente, é hora de colocar a contenção! Após a finalização do tratamento, os dentes ainda se encontram em adaptação e com pouca estabilidade. Por isso, é necessário a instalação da contenção. É comum que a contenção superior seja removível, enquanto a inferior, seja fixa. Embora não seja possível garantir que os dentes se mantenham para sempre na mesma posição, o uso das contenções é importante para aumentar a estabilidade das arcadas dentárias.

A etapa de contenção marca o fim do tratamento ortodôntico e o início da fase de acompanhamento. A partir disso, é fundamental visitar o ortodontista em intervalos de 3 a 6 meses para acompanhar o caso.

 

Você tem dúvidas sobre o tratamento ortodôntico ou deseja iniciar o seu? Entre em contato com a nossa equipe para agendarmos a sua avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *