fbpx

Dentista Jundiaí

Estou com um dente quebrado, e agora?

Dente quebrado, sem dúvidas, é um grande transtorno. E sabemos que as consequências vão além da estética, já que manter um ou mais dentes quebrados comprometem as funções da arcada dentária. Por isso, o tratamento adequado com a ajuda de um profissional especializado é fundamental após o acidente.

Nem sempre a causa da quebra de um dente são quedas ou pancadas na região da boca. Na maioria das vezes, ela é ocasionada por cáries, visto que por não serem facilmente percebidas pelos pacientes, podem levar o enfraquecimento da dentição, sendo descobertas apenas após a quebra. Fatores como bruxismo, dentes mal posicionados e sobrecarga de alguns dentes também geram fraturas, caso o paciente já tenha extraído um ou mais elementos dentários.

 

O que fazer se ocorrer quebra do dente?

Os primeiros socorros são essenciais para que o tratamento tenha o melhor resultado possível:

  • procure pelo fragmento quebrado e limpe-o com água corrente;
  • coloque-o em uma solução de pH neutro, como soro fisiológico ou leite;
  • faça um bochecho de água com sal ou com enxaguante bucal para limpar o local.

Depois disso, o procedimento que será adotado deve estar de acordo com as orientações do seu dentista. Confira abaixo alguns dos tratamentos realizados:

 

Polimento

Quem sofreu uma lesão pequena, quase que imperceptível, deve ir ao dentista. Quando um dente “lasca”, ele pode machucar e lesar outros dentes, por isso, é necessário polir e criar uma superfície lisa.

 

Restauração

A restauração é feita em grau de fratura pequeno ou médio, naquelas pessoas que não encontraram a parte quebrada do dente. Assim, essa parte precisa ser recriada. Normalmente, é usado resina, em que o dentista preenche a parte fraturada para devolver ao dente a forma e as funções normais.

 

Extração

Nos casos em que a fratura é grande, a ponto de impossibilitar o trabalho do dentista em restabelecer o dente, a extração é indicada para aliviar a dor e as chances de infecção. Esse procedimento é adotado principalmente nos casos em que a fratura ultrapassa a linha da gengiva.

 

Coroa

Caso o dente tenha sofrido um trauma muito grande, é necessária a colocação de uma coroa de porcelana. Ela tem o objetivo de devolver as funções normais do dente e, quando produzida em cerâmica oferece ótimos resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *