fbpx

Dentista Jundiaí

Aparelho Ortodôntico: Quais os tipos mais utilizados?

 

O tratamento com aparelhos ortodônticos é feito para corrigir o posicionamento dos dentes e ossos maxilares. Além de proporcionar um sorriso bonito e alinhado, o resultado impacta na autoestima e, em muitos casos, até mesmo na saúde do paciente, devolvendo a mastigação e auxiliando na respiração. Para a realização do tratamento, existem alguns tipos de aparelho ortodôntico que são mais utilizados.

 

Cada um deles é recomendado para casos específicos, de acordo com as necessidades do paciente. Quer saber mais sobre esses modelos? Continue a leitura deste post!

 

  • Aparelho fixo metálico

 

O fixo metálico é o tipo de aparelho mais conhecido, caracterizado por bandas, fios e bráquetes. Esse modelo necessita do uso das borrachinhas – que podem ser transparentes ou coloridas – que tanto incomodam os pacientes.

 

A grande vantagem é que ele proporciona resultados satisfatórios e é indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário. Geralmente, a manutenção ocorre de forma bastante tranquila, mas isso vai depender da disciplina do paciente.

 

Já a desvantagem é que pode acabar provocando pequenas feridas na boca e nas mucosas. Além disso, como não pode ser retirado até o final do tratamento, sua higienização requer cuidados redobrados, caso contrário, o paciente pode desenvolver cárie e doenças na gengiva. É fundamental manter a escovação frequente.

 

O custo é relativamente mais baixo do que em outros modelos, como o estético e o autoligado, por exemplo. Apesar de não ser o mais popular entre os adultos, as crianças e os adolescentes acabam gostando desse aparelho, pois podem mudar a cor das borrachinhas a cada consulta.

 

  • Aparelho fixo estético

 

Os modelos disponíveis de aparelhos fixos estéticos são: policarbonato, porcelana e safira. Eles possuem a mesma função que o fixo metálico, porém são feitos de materiais transparentes, o que torna o acessório mais discreto e praticamente imperceptível para outras pessoas. Por isso, é a opção mais procurada pelos adultos.

 

Uma vantagem é que esses aparelhos, por serem de ótima qualidade, não sofrem desgaste com o tempo. Porém, exigem exatamente os mesmos cuidados com a limpeza que um modelo não transparente, pois são retirados somente quando o tratamento é finalizado.

 

  • Aparelho autoligado

 

O modelo autoligado também é confeccionado em metal, mas ele já não necessita das borrachinhas coloridas. Isso porque o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, o que torna seu uso mais confortável e discreto.

 

Além disso, seus bráquetes são pequenos se comparados aos do fixo metálico tradicional. Ele também é mais efetivo do que os outros modelos, fazendo com que o tratamento seja bem mais rápido. Mesmo apresentando vantagens, para quem não se sente à vontade com o sorriso metálico, há a versão estética de porcelana e safira.

 

  • Aparelho lingual

 

O aparelho lingual, também conhecido como aparelho invisível, é uma alternativa muito discreta de tratamento ortodôntico. Ele é idêntico ao modelo fixo tradicional, confeccionado em material metálico, com fios e bráquetes e também necessita do uso de borrachinhas. A única diferença é que os bráquetes são fixados por detrás dos dentes e ficam em contato com a língua. Isso possibilita que o paciente faça todo o tratamento sem que ninguém perceba que ele usa aparelho.

 

O modelo é aconselhado para casos mais rápidos e garante resultados igualmente satisfatórios. Trata-se de uma boa opção para quem precisa manter a aparência e/ou pratica esportes de alto impacto, como futebol e luta, já que reduz as chances de cortes e lesões nos lábios e na boca em caso de pancadas. Entretanto, sua higienização é mais complexa. Não é indicado para crianças.

 

  • Alinhadores transparentes

 

Essa é mais uma opção para quem quer obter resultados sem comprometer a estética. Os alinhadores transparentes também são chamados de “aparelhos invisíveis” e são um dos modelos mais modernos que existem no mercado atualmente, como o Invisalign, por exemplo.

 

Esse modelo é feito sob medida com a ajuda de softwares que permitem visualizar o quadro completo do paciente e, assim, planejar e definir os resultados esperados com o tratamento. Ele se encaixa com perfeição na boca e, por isso, seu uso é praticamente imperceptível.

 

Os alinhadores são removíveis e devem ser retirados na hora das refeições e da higiene bucal. Por isso, são recomendados para pacientes mais disciplinados.

 

Por ser um aparelho bastante confortável e apresentar principalmente vantagem estética, os custos são definitivamente mais altos em relação aos outros modelos. É válido saber que ele é indicado para casos mais simples de desalinhamento dentário.

 

Esse tipo de aparelho não exige que o paciente vá ao consultório com tanta frequência, uma vez que a troca de alinhadores – que são responsáveis pela movimentação dos dentes – é feita em casa mesmo, de acordo com as orientações do próprio dentista.

 

Agora que você conheceu sobre os tipos de aparelho ortodôntico mais utilizados, agende uma consulta e venha fazer uma avaliação com a nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *